Escutando com o Caco
Pois bem, conforme prometido aqui, vasculhei meus arquivos e encontrei o texto que escrevi sobre o disco Rubber Soul, dos Beatles. […]
Leia MaisFoto: Adobe Firefly
Levar a vida mais saudável pode ser um desafio — principalmente quando o sofá chama mais alto que a esteira. Esta crônica é sobre rir dos tropeços e, quem sabe, dar o primeiro passo.
Não se assuste, essa não é uma nova variante do ultimamente tão falado TDAH. É apenas um mnemônico* para me lembrar diariamente de ter uma vida saudável.
Você pode resistir e tentar argumentar, mas a verdade é que precisamos nos cuidar. Cuidar da cabeça e do corpo. Depois de uma certa idade, nosso corpo começa a ficar mais preguiçoso (a medicina explica, consulte seu médico) e precisa de estímulos para se manter ativo. Se você ainda não chegou nessa fase, sorte a sua, tem mais tempo para ir se preparando e tentar incluir hábitos saudáveis na sua rotina. Mas, caso você, assim como eu, já vivencia esses efeitos e não tem mais a opção de se programar, é preciso se comprometer e botar a mão na massa. Comprometimento, esse é o caminho para uma vida saudável.
Eu não sou e nunca fui adepto de atividades físicas, devo ter comentado isso num texto ou outro. Mas, em contrapartida, sempre mantive minha mente saudável e se movimentando. Falei um pouco de tudo que já fiz, nos últimos 40 anos, nesse texto aqui. Além de tudo que me dispus a aprender, sempre tomei minha cervejinha aos finais de semana e ainda me reúno regularmente com os amigos para fofocar prosear. Pode parecer que não, mas a cabeça precisa desses momentos para relaxar e se recompor para enfrentar as batalhas diárias, impostas pelo trabalho e afins. Nessa época de Mi-Mi-Mi’s e Burnouts, precisamos estar com a cuca fresca, para não acabar como Michael Douglas no filme Um dia de fúria (Falling Down).
Mas Caco, você não é o melhor exemplo de pessoa fitness, que tem hábitos saudáveis. Quem te conhece sabe, e quem ainda não teve esse prazer, é só olhar para o seu bem-criado, e desenvolvido, físico e tirar suas próprias conclusões.
Pois é, meu amigo e minha amiga, e é aqui que entra a parte do comprometimento. Sei das minhas limitações e, para não precisar ficar me entupindo de remédios e já pensar em ter uma velhice saudável e tranquila, assumi um compromisso. Passei a incluir na minha rotina atividades físicas e – pelo menos tento ter – uma alimentação mais saudável. Fiz Pilates por pouco mais de 1 ano, hoje em dia voltei à academia. Meu objetivo não é ter aquele corpo sarado, tenho orgulho da minha “barriguinha” de chopp.
O importante é estar em movimento, não ficar parado. Minha disposição para atividades físicas e alimentação saudável vem em temporadas. No momento, faço por obrigação, não por prazer ou vontade. Admiro pessoas que, assim como meus irmãos, acordam de madrugada para correr, pedalar ou nadar. Minha disposição para acordar de madrugada é apenas para o bom e velho xixi. Muito desse incentivo é pelas consequências de fazer na cama, mas enfim, o que vale é o esforço.
Certo, você quase me convenceu a ter uma rotina saudável, mas que raios é esse de T.D.A.H.S.?
T.D.A.H.S. (Todos Devemos Adotar Hábitos Saudáveis)
É a velha máxima, uma vida saudável é uma vida feliz. Seja Feliz!
*Mnemônico é um conjunto de técnicas usadas para auxiliar o processo de memorização.
Mais um caco espalhado por aí…
Se esse texto te tocou, compartilha. Se não tocou, compartilha também — vai que toca alguém? 😉
Posso contar com você? #espalhandooscacos
Ah, e aproveita pra se inscrever na newsletter e me seguir no Instagram: @cacos.docaco
Pois bem, conforme prometido aqui, vasculhei meus arquivos e encontrei o texto que escrevi sobre o disco Rubber Soul, dos Beatles. […]
Leia MaisAntes de começar, quero deixar bem claro que sei das minhas limitações gramaticais e linguísticas, e tenho plena consciência de que […]
Leia MaisSer pai é o maior desafio — e a maior descoberta. Esta crônica é sobre a tentativa diária de acertar, […]
Leia Mais
Lindo texto me identifiquei mto
Obrigado, fico feliz!